domingo, 7 de setembro de 2014

E já são 5 anos de literatices em comum



Ainda me recordo, com uma certa nostalgia, do dia em que este espaço passou de mero sonho a realidade. A blogosfera literária era pequenina, mas ainda assim, nessa altura, nada me poderia fazer acreditar que um dia estaria a celebrar cinco anos de existência, cinco anos recheados de doces e amargas leituras, amizades literárias e momentos que nunca esquecerei — tanto bons quanto maus.

O que escreverei não será novidade, afinal de contas trata-se de mais um aniversário, de mais uma etapa alcançada, mas a verdade é que tal nunca poderia acontecer sem o vosso apoio. A par comigo, vocês, leitores, é que fazem este espaço crescer, é que me dão energia para superar mais um dia, ler mais um livro, escrever mais uma opinião, procurar mais um passatempo. Vocês são a essência deste espaço e, por isso, esta mensagem é para todos vós. 

Nem sempre foi fácil manter este espaço activo, nem sempre foi simples, e confesso que houveram uns instantes, há uns meses atrás, em que julguei por certo não chegar a esta quinta fase do Pedacinho, mas admito estar extremamente feliz por aqui estar, por continuar a fazer parte das vossas vidas literárias tal como vocês fazem parte da minha. Espero, do fundo do coração, estar aqui para o ano, com mais publicações, cusquices literárias e tantas outras novidades para vos mostrar. Espero continuar a crescer convosco. E espero manter a mesma qualidade, empenho e entusiasmo que, embora por vezes me falhem, são uma constante no meu pensamento.

Quero, também, agradecer às parcerias editorais que tantas oportunidades me têm proporcionado, seja com leituras, passatempos para os leitores, eventos com autores ou meras mensagens amigas — sem vocês este espaço não seria, também, o que é hoje. Mas quero, igualmente, deixar um enorme obrigado a todos os amigos dos livros e a todos os que têm estado ao meu lado ao longo destes cinco anos — vocês sabem quem são.

A todos os novos leitores e amigos, sejam bem vindos a esta família! Aos que por aqui já andavam, um gigantesco obrigado por se manterem fiéis. E como estamos em tempo de festa, já sabem o que se segue: nos próximos dias serão publicados passatempos comemorativos em jeito de agradecimento por estes cinco anos, e, como tal, estes serão exclusivos para vocês, seguidores e leitores do blogue. Estejam atentos e, uma vez mais...

... um enorme obrigado desta vossa eterna leitora.

sábado, 6 de setembro de 2014

A Ascensão do Nove, Pittacus Lore [Opinião]




Título Original: The Rise of Nine
Autoria: Pittacus Lore
Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras, N.º 21
N.º Páginas: 368


Sinopse:
Neste terceiro volume da série juvenil iniciada com o título Sou o Número Quatro, a história é retomada a partir do ponto em que termina O Poder de Seis. Das nove crianças que conseguiram escapar à destruição do seu planeta de origem, Lorien, pelos cruéis Mogadorianos restam apenas seis. Estas crianças são os Garde, que se refugiaram na Terra em diversos continentes. À medida que crescem e desenvolvem poderes especiais, ou Legados, vão sendo preparados para um confronto final com os seus inimigos. Para conseguirem salvar o seu mundo e o nosso, têm de se reunir porque só juntos são suficientemente poderosos para enfrentar os seus inimigos. Mas entretanto, mais uma menina conseguiu escapar de Lorien…


Opinião:
Quatro.
Seis.
Sete.
John, Maren e Marina. Estas são as três personagens que dão voz ao terceiro volume da série Os Legados de Lorien, A Ascensão do Nove, proporcionando verdadeiros momentos de pura acção e adrenalina. Creio que nunca antes uma série young adult desvendou tão grandiosos mistérios enquanto encena tão espectaculares batalhas, que numa constante roçam o épico, transformando uma simples série alienígena em algo que vai muito para além da ficção e do impossível. Com tantos entraves à vitória, tantos segredos escondidos e poderes a serem descobertos, esta é uma série dotada de uma legião de fãs tão sólida e transparente que, enquanto leitores, nos é quase inadmissível percorrer as suas páginas sem sentirmos que estas são, também, as nossas lutas e as nossas vidas. E não há sentimento mais poderoso do que aquele de pertencermos aos ligamentos de uma história.

A acção deste terceiro tomo inicia-se muito, muito perto dos acontecimentos que marcaram o desfecho do volume que lhe antecede, O Poder de Seis, proporcionando assim uma continuidade já anteriormente experienciada mas que vem, somente, reforçar a ideia de que o leitor se encontra perante uma história sem pausas, sem quebras narrativas.
Durante grande parte do enredo, com Quatro são-nos apresentadas as dificuldades que este e Nove enfrentam ao tentarem decidir qual o próximo passo a dar — se procurar os restantes Garde, se partir em busca da batalha final com Setrákus Ra, ou se voltar ao local de maior perigo e tentar libertar Sam ou encontrar Sarah. Com Seis e Sete, é-nos mostrado o caminho que estas traçam, juntamente com Ella (a número Dez) e Crayton (o seu tutor) à procura de Oito, nos confins da Índia, ao mesmo tempo que vão desvendando Legados e segredos, e se aproximam do confronto conclusivo que salvará a Terra dos Mogadorianos.

Confesso-me bastante agradada e satisfeita com os desenvolvimentos descritos nesta continuação e com a forma como Pittacus Lore, personagem integrante — ainda que escondida — do enredo, embala o leitor nos perigos e encontros que os Garde vão defrontando no cumprimento dos seus destinos. Dotada de três perspectivas distintas, esta história mostra-se duplamente enriquecida não só pelas vozes já conhecidas do leitor — de Quatro e Seis — como pela sensibilidade e afectividade únicas de Sete. Oito, Nove e Dez ganham, também, uma renovada dimensão em A Ascensão do Nove, adquirindo contornos ora humanos ora sobrenaturais que antes se encontravam escondidos do leitor. Gostei, particularmente, das minuciosidades envolventes da personalidade de Oito, e do temperamento irascível e algo impulsivo de Nove.

A recta final deste terceiro volume deixou-me curiosa pelo que poderá ocorrer na próxima etapa desta série, até porque algo inconclusivo e até meio estranho aconteceu que deixou os Garde tanto confusos quanto aliviados. Sem querer ofertar spoilers, admito estar especialmente expectante com os contornos narrativos dos próximos volumes, uma vez que um dos grandes objectivos dos Garde finalmente se concretizou, e talvez por isso encontro-me, actualmente, sequiosa pelo lançamento de The Fall of Five, quarto volume da série no original. Sem dúvida, que venha o próximo!

Para adquirir ou ler mais informações sobre o livro A Ascensão do Nove, consulte aqui.

Entre as Páginas de... #6


... Uma Família Feliz, de David Safier.


Já vos disse o quanto adoro este autor? Não? Então pronto, aqui vai — adoro, de morte mesmo, David Safier. Há qualquer coisa na sua escrita simples que enriquece o meu dia e o meu espírito de leitora. As suas histórias são sempre divertidas, leves e absolutamente únicas, tocando ora temas correntes e sensíveis ora espaços dedicados ao sobrenatural.
Comecei Uma Família Feliz ontem, visto estar a precisar de algo descontraído após leituras mais exigentes, e não consigo colocar em palavras o quanto estou a adorar. Misturar quatro das criaturas paranormais mais conhecidas do terror com a realidade de uma família dos tempos modernos em Berlim é algo assustadoramente hilariante e eu mal posso esperar por continuar a leitura.

E vocês, que história devoram neste momento?

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Aqui e Agora, Ann Brashares [Divulgação]


Um thriller inesquecível, romântico e épico, sobre uma jovem que veio do futuro e que pode talvez salvar o mundo... se abrir mão daquilo que mais deseja.

Título Original: The Here and Now
Autoria: Ann Brashares
N.º Páginas: 272
Colecção: Noites Claras, N.º 22
PVP.: 13,90€


Sinopse
Prenna James é uma jovem de dezassete anos que imigrou para Nova Iorque quando tinha doze. Só que Prenna não chegou a Nova Iorque vinda de outro país... ela veio de outro tempo, de um futuro onde uma doença transmitida através de mosquitos se tornou uma pandemia arrasadora que deixou o mundo em ruínas. Prenna e as outras pessoas que conseguiram escapar são obrigadas a seguir um conjunto de regras muito rígido: nunca revelar de onde são, nunca interferir com o curso da história e nunca, em circustância alguma, estabelecer uma relação mais íntima com alguém que não faça parte da comunidade. Prenna faz tudo como lhe dizem, acreditando que está a ajudar a prevenir os problemas que um dia vão assolar o planeta. Mas tudo isso irá mudar no dia em que Prenna conhece Ethan Jarves... 

Sobre a autora
Ann Brashares vive na cidade de Nova Iorque. É autora da série Quatro Amigas e Um Par de Calças, que alcançou o primeiro lugar na lista de bestsellers do New York Times e inspirou duas grandes produções cinematográficas, bem como de Amigas para a Vida, publicado nesta colecção. 

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença, aqui

Já disponível nas livrarias

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

As Páginas Percorridas em Agosto



Agosto foi um mês decididamente fraco no que diz respeito a leituras aprazíveis, muito em culpa das 12,000 a 15,000 palavras de dissertação a terem de ser escritas. Ainda assim, penso que consegui ler um número considerável de obras, o que, de certa forma, até me deixa algo satisfeita — principalmente porque gostei bastante de todas as páginas que percorri. 


O primeiro livro que li em Agosto foi Deusa, de Josephine Angelini — terceiro e último volume da trilogia Predestinados.
Esta é, sem sombra de dúvida, uma das minhas trilogias favoritas e este terceiro livro não lhe ficou atrás, muito pelo contrário. Adorei, por completo, o universo que Angelini criou e a forma como moldou mitos e personagens a esse seu mundo ímpar. É uma trilogia que vai deixar muitas saudades. 


Agosto representa ainda a minha estreia na escrita de Lauren Oliver, com o seu romance mais recente e contemporâneo Panic.
Infelizmente esta obra não se encontra publicada em Portugal mas deixem-me que vos diga que, embora tenha um final algo agridoce e não tão vibrante quanto o resto da narrativa, trata-se de uma história que prima pela originalidade e adrenalina. Gostei imenso e fica o desejo de ler mais obras da autora. 


Envolvidos, de Emma Chase, foi, possivelmente, a segunda leitura que mais me agradou pela leveza e descontracção que impera.
Nunca antes pensei em ler uma história de traços eróticos e dominadores do ponto de vista da personagem masculina mas oh como Emma Chase foi inteligente e criou, neste seu primeiro livro da série, algo inédito e absolutamente hilariante. A ver se publico a opinião em breve. 


Por último, li The 100 de Kass Morgan, e que é a versão livro da série, do mesmo nome, que está actualmente a passar na televisão.
Gostei particularmente deste livro pelas diferenças que apresenta em relação à série, e pela atmosfera mais abrangente e emocional que proporciona ao leitor. Além de mostrar personagens novas e desenvolver outras que tiverem um vivência curta na série, este livro dá uma visão geral mais pormenorizada e, também, mais gradual de tudo o que se passa na Arca e na Terra.

Somente quatro foram os livros lidos em Agosto mas é bom recordá-los com carinho e aperceber-me que, embora poucos, foram bons e de grande qualidade. Entretanto, Setembro já começou e confesso-me muito entusiasmada com o que tenho planeado em termos de leituras.

E vocês, que páginas percorrem no mês mais quente do Verão? 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Lago Perdido, Sarah Addison Allen [Opinião]




Título Original: Lost Lake
Autoria: Sarah Addison Allen
Editora: Quinta Essência
N.º Páginas: 280


Sinopse: 

A primeira vez que Eby Pim viu Lago Perdido foi num postal. Apenas uma fotografia antiga e algumas palavras num pequeno quadrado de papel pesado, mas quando o viu soube que estava a olhar para o seu futuro.
Isso foi há metade de uma vida. Agora Lago Perdido está prestes a deslizar para o passado de Eby. O seu marido George faleceu há muito tempo. A maior parte da sua exigente família desapareceu. Tudo o que resta é uma velha estância de cabanas outrora encantadoras à beira do lago a sucumbirem ao calor e à humidade do Sul da Georgia, e um grupo de inadaptados fiéis atraídos para Lago Perdido ano após ano pelos seus próprios sonhos e desejos. É bastante, mas não o suficiente para impedir Eby de abrir mão de Lago Perdido e vendê-lo a um empreiteiro.
Este é por isso o seu último verão no lago… até que uma última oportunidade de reencontrar a família lhe bate à porta.


Opinião:
Quando um romance tem o poder de nos aquecer por dentro, ao mesmo tempo que nos faz esquecer o mundo à nossa volta e nos mergulha numa história ímpar e absolutamente bela no retrato da inevitabilidade do destino, não há como o descrever em simples palavras. Esta é uma autora magistral da qual já tinha imensas saudades, dotada de uma voz única e de uma escrita que transborda magia, que enlaça o leitor tão fortemente na sua teia ficcional que este chega a acreditar ser parte integrante da narrativa, conhecer estas personagens, e experienciar, em primeira mão, estas vidas.

Numa família em que a figura feminina, ao longo de várias gerações, parece amaldiçoada pela morte precoce do seu companheiro de vida, o desgosto, a solidão e o desespero da saudade são o suficiente para que estas mulheres percam a vontade de continuar em frente, de lutar. Mas Eby é um espírito forte, uma pessoa que guarda a memória de George, o único homem que amou, não só no seu coração como no local onde ambos mais foram felizes — em Lago Perdido. E também a sua sobrinha, Kate, ganha uma nova força em batalhar pela felicidade que julga desaparecida, mas que encontra não só na alma rebelde e selvagem da sua filha Devin, como no lugar onde sabe ter vivido os melhores meses da sua infância — em Lago Perdido. A reunião destas mulheres é inevitável, e os laços que forjam entre elas, assim como com outras personagens — Lisette, Selma, Bulahdenn e Wes — são para a vida, e é pelos percalços que as assolam, pelos distúrbios que as moldam e pelas pequenas fortunas que as fazem sorrir que Lago Perdido é um romance a não perder.

Gostei imenso desta história. Sarah Addison Allen é, para mim, como um filtro extra de alegria e satisfação literárias, pois é um facto que as suas obras detêm o poder de me encantar e de me fazer apaixonar pelo que nelas é descrito. As suas personagens são continuamente reais e sólidas, robustas na sua veracidade, e os mundos que retrata contém sempre o seu quê de pitoresco e magia. Os elementos levemente sobrenaturais que insere e que tão completamente me fascinam tanto poderiam ser enumerados como meras crenças quanto acasos do destino, mas a singularidade que pontuam transformam as suas obras em algo muito especial e acarinhado pelo leitor.
O Jardim Encantado continua a ser a minha obra favorita de Addison Allen, mas dúvidas não me restam de que este seu Lago Perdido se encontra igualmente muito perto. É um contentamento indescritível ler esta autora outra vez, conhecer o seu imaginário, recordar a sua escrita... Um regresso forte e admirável daquela que é uma das minhas escritoras favoritas dentro do romance contemporâneo.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

O Espectacular Momento Presente, Tim Tharp [Divulgação]


Antes do filme, existiu o livro... 

Título Original: The Spectacular Now
Autoria: Tim Tharp
N.º Páginas: 344
Colecção: Noites Claras, N.º 20
PVP.: 15,90€


Sinopse
Aos dezassete anos, tudo o que Sutter Keely deseja é desfrutar do espectacular momento presente. É o tipo que anima qualquer festa, cheio de charme e humor, o herói em busca de si próprio, com um coração puro mas a fazer as escolhas erradas. De repente, Sutter tem a sensação de que todos os seus amigos estão a caminhar em direcção a futuros promissores... Mas para Sutter continua a bastar o espectacular momento presente. Uma típica história de passagem da adolescência para a idade adulta, com a mistura certa de tragédia e comédia, sobre um jovem que tenta encontrar o seu próprio caminho impulsionado por um misto de compaixão e recusa em relação à realidade da vida adulta. 

Sobre o autor
Tim Tharp é um conceituado escritor de romances para o público jovem adulto. Licenciado em Jornalismo e em Psicologia, tem ainda um mestrado em Escrita Criativa pela Brown University. Vive em Oklahoma, onde escreve ficção e dá aulas no Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Rose State. Outras obras do autor foram distinguidas com prémios literários, nomeadamente Falling Dark, que recebeu o Milkweed National Fiction Prize e Knights of the Hill Country, que ganhou o Oklahoma Book Award. 

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença, aqui

Já disponível nas livrarias

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.