sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pedacinho picks... Quinta Essência


Gosto desta autora. Gosto mesmo muito, muito desta autora, e quando soube que ia ser lançado um novo romance da sua autora após perdida toda a esperança de voltar a ter um livro seu na estante, o meu pobre coração literário parou e... não resistiu. Estou com altas expectativas pois, após um Há Sempre Um Amanhã absolutamente adorável, só rezo para que este seja ainda melhor, mais intenso, mais soberbo, mais emocionante. Ai, que saudades apertadinhas que vão finalmente camuflar-se em novas páginas de Notaro. Yey! 
Perto de Ti, a escolha da Pedacinho, para Abril, com carimbo Quinta Essência. 

Perto de Ti
Anita Notaro

Sinopse: 
Louisa está farta da sua vida. Do namorado, do trabalho, do apartamento - tudo precisa de uma reforma imediata e radical. E assim ela decide mudar tudo a favor de uma existência despreocupada, trocando o seu apartamento por uma casa móvel, o carro por uma mota, e as suas roupas elegantes por outras informais. E, acima de tudo, começa um novo trabalho como psicóloga de cães. Com as amigas Maddy e Clodagh, embarca numa nova aventura - para conhecer pessoas diferentes, descobrir novos lugares e encontrar um homem novo e fabuloso. O seu trabalho traz-lhe recompensas imediatas e extraordinárias quando ela conhece os donos de cães cujos problemas muitas vezes parecem ecoar os dos donos. Mas independentemente do stresse da sua nova vida, Louisa tem o apoio das amigas. Se ao menos isso pudesse durar para sempre...
Alguma vez teve contado de virar costas e ir embora?

Sobre a autora:
Anita Notaro é produtora de televisão, jornalista e realizadora e trabalhou para a RTE, a radiotelevisão da Irlanda, durante dezoito anos. Foi realizadora do Festival Eurovisão da Canção e das eleições gerais irlandesas, bem como de programas para a BBC e Channel 4.

       Opinião

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Cor do Desejo, Vina Jackson [Opinião]





Título Original: Eighty Days Yellow
Autoria: Vina Jackson
Editora: 5 Sentidos
Nº. Páginas: 260
Tradução: Carla Melo


Sinopse:

Summer Zahova é uma violinista ardente e impetuosa, que vive uma relação frustrante com um homem que não a compreende. É na música que encontra a sua libertação. Ela passa as tardes nas estações de metro de Londres a tocar violino, perdida nas partituras de Vivaldi e Mendelsshon. Um dia o seu violino sofre um acidente irreparável e Summer recebe uma proposta inesperada de Dominik, professor universitário, um homem atormentado por desejos inconfessáveis que ficou fascinado por Summer quando a ouviu tocar. Dominik oferecer-lhe-á um novo violino na condição de ela tocar para ele em privado.
Incapazes de reprimir a forte atração que sentem, Dominik e Summer embarcam numa aventura intensa e ousada. Para Summer é a oportunidade de se confrontar com o seu lado mais sombrio, no entanto, cedo se apercebe de que o prazer tem um preço elevado. Mas poderá uma relação nascida de uma tal paixão sobreviver?


Opinião:

Existem momentos especiais capazes de mudar, por inteiro, o curso de uma vida—o estilhaçar palpável de uma parte de nós, o escutar de uma música que nos embala, que nos diz algo e que nos provoca a querer mais, o relutante e algo curioso «sim» face o desconhecido... Elas estão lá, aquelas pequenas variações que nos moldam e nos fazem ser quem somos, mostrar quem desejamos ser. E quando esses instantes perdidos no tempo nos levam à mais bela e ansiada das descobertas, não há como lhes resistir, como os odiar...

A Cor do Desejo representa, a meu ver, o exemplo perfeito de como uma capa simples e bonita pode ter um interior bem mais complicado de definir e idealizar. As promessas encontram-se lá, numa sinopse provocadora e que deixa antever uma aventura erótica sem igual, mas a verdade é que, se as expectativas estavam em alta—até porque anda por ali um violino—, o resultado das mesmas não poderia, no meu caso, ser mais desastroso.
Vina Jackson trata-se de um pseudónimo, de uma estreia anónima, a duas vozes, num estilo literário que, actualmente, tem vindo a ser grandemente explorado. Não fossem as inúmeras e incontáveis descrições emocionais e de acção que povoam o texto narrativa, e de certeza que esta teria sido uma leitura bem mais fácil e fluida. Não sei precisar se esta foi a mais acertada das escolhas, a união destes dois escritores num só, mas espero, sinceramente, que o volume seguinte mostre uma abordagem bastante mais simplificada e, até, floreada, do que poderia ser uma história com bastante potencial.

A musicalidade instintiva, transcendente, e altamente presente no decorrer da história—ainda que de forma cada vez mais peculiar—, que não só aborda a beleza dos clássicos como transmite, poderosamente, os sentimentos puros, crus, que um músico experimenta de toda a vez que toca uma peça, é um dos elementos, se não mesmo o elemento, mais importantes e agradáveis do livro. Neste caso em particular, admito ser bastante suspeita em termos opinativos, pois o violino é dos instrumentos que maior curiosidade me suscita, e dos sons mais belos que alguma vez se pode ouvir numa vida, quando tocado correctamente. Tendo este pormenor em conta, a parte melodiosa de mim que não se soube distanciar do enredo e impedir que me apaixonasse perdidamente pela graciosidade deste aparelho, viu-se desfalecer face um lado mais obscuro e provocador da harmonia. No entanto, para positivar um todo, não foi o suficiente.

Aborreceu-me um pouco a importância dada ao vestuário das personagens. Compreendo que este seja um romance direccionado para o público feminino que, obviamente, terá um interesse inerente por tudo o que é roupa e calçado, mas a sério que estes dois escritores que dão vida a Vina Jackson (supondo eu, talvez até erroneamente, de que se trate de figuras do sexo masculino) acreditam mesmo que todas as mulheres apreciam ler tão detalhadamente sobre... vestimentas? É que somando todas as páginas, tinta e papel perdidos em extensas narrações de vestidos, sapatos de salto agulha e falta de roupa—porque esta acaba, inadvertidamente, também por desaparecer—, e comparando à atenção que poderia ter sido dada a outras situações—nomeadamente, a um maior empenho no que toca a diálogos—, esta ousada escolha foi, para mim, um desperdício—quase!, porque percebe-se o porquê de alguns desses momentos—em absoluto.

BDSM falando, creio que esta história é das que melhor e mais pormenorizadamente desenvolve a temática, mantendo-se fiel à ideia de que nem tudo se resume a uma relação de dominador/submisso. Mostrando, por vezes, contornos mais suaves de BDSM e introduzindo, também, a componente fetichista que muitas vezes acompanha os praticantes deste «estilo de vida», com um curioso voyeurismo aqui e ali, no que diz respeito ao conteúdo erótico de A Cor do Desejo, não só encontro um imenso potencial e crescimento que poderá, efectivamente, agradar a muitos leitores, como também acredito que, não fossem as más opções criativas, este livro poderia ser tão, mas tão melhor.

O balanço entre narrativa descritiva e falada está longe de ser perfeito. Muitos acontecimentos encontram-se narrados ao invés de experienciados, no momento, pelas personagens, de modo a que o leitor pudesse criar ligações estreitas e imprescindíveis de forma a manter o interesse e a expectativa presentes ao longo do texto, mas visto tal não acontecer, é com um certo enfado que se encara página, atrás de página, atrás de página de descrição, descrição, e mais descrição. Até porque os pequenos e extremamente sumidos diálogos quando aparecem, dão a sensação de não possuírem qualquer substância, qualquer inteligência ou propósito que não o de iniciar um encontro sensual ou uma conversa de contornos eróticos. Penso que, neste género literário, o que o leitor procura é uma história ligeira e até algo suave, sem grandes complicações ou complexidades, que flua naturalmente e, para enorme desagrado, a ampla «mancha negra» de texto presente página sim, página sim, pura e simplesmente, não o permite.

Se a divisão de perspectivas num romance é, muitas vezes, um benefício pois possibilita ao leitor a compreensão emocional de ambos os lados que constroem e transformam a trama, neste caso em específico, não senti que a visão de Dominik fosse tão ou mais interessante—e, atrevo-me a dizer, necessária—de modo a justificar a dualidade narrativa. Desde o início que achei a excentricidade e lado mais peculiar, promíscuo até, de Summer indubitavelmente mais apelativo que o misticismo confuso de Dominik, e numa última instância, julgo que Summer é bem mais intrincada e completa como personagem—o que se traduz, também, em mais forte—que Dominik.

Não pretendo, com esta minha opinião, dissuadir o leitor que me lê de adquirir ou simplesmente experimentar este livro, acontece apenas que, dentro do estilo e tendo em consideração as várias componentes menos agradáveis encontradas pelo caminho, não vejo este romance como uma aposta sublime ou revolucionária. Dizem que melhora a partir daqui, e visto até que 80 Dias se trata de uma série—com mais qualquer coisa ali pelo meio—, pode ser que este seja um caso isolado, vitima da complexidade do volume introdutório, contudo, e numa perspectiva inteiramente pessoal, não foi leitura que me tivesse deslumbrado, o que é pena.
Uma aposta 5 Sentidos que possivelmente poderá vir a deliciar, e a conquistar, um verdadeiro adepto do género. Afinal, não podemos todos gostar de amarelo, não é verdade?

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Blog Tour: Inceptio by Alison Morton [Review + Giveaway]



Today is a very special day. For the first time, I'm hosting a tour stop for Inceptio Blog Tour. 
Hope you all enjoy it!

Title: Inceptio
Author: Alison Morton
Published: Silverwood Books (2013)


Description:
New York, present day. Karen Brown, angry and frightened after surviving a kidnap attempt, has a harsh choice - being eliminated by government enforcer Jeffery Renschman or fleeing to the mysterious Roma Nova, her dead mother's homeland in Europe.
Founded sixteen centuries ago by Roman exiles and ruled by women, Roma Nova gives Karen safety and a ready-made family. But a shocking discovery about her new lover, the fascinating but arrogant special forces officer Conrad Tellus, who rescued her in America, isolates her.
Renschman reaches into her new home and nearly kills her. Recovering, she is desperate to find out why he is hunting her so viciously. Unable to rely on anybody else, she undergoes intensive training, develops fighting skills and becomes an undercover cop. But crazy with bitterness at his past failures, Renschman sets a trap for her, knowing she has no choice but to spring it...


Review:
Wow, what a story!
I don’t think I have enough good words to fully express how special this book is—at least, not yet. It’s not only spectacular—for me—because it’s part of my first ever Blog Tour, but it is so mainly due to how different and fresh and original it truly is when compared to most of the books I’ve been reading lately. I have never read anything like Inceptio before. The way Morton developed the story with something new and thrilling always happening, the characters that ultimately are so believable, and the creation of Roma Nova by itself, all these things together are somewhat pretty amazing.

I really liked Morton’s writing. It is not only quite different from what I’ve come across so far, as it also shows that everything she puts on paper turns out to be important somehow. I also very much enjoyed the true balance between dialogue and narrative, especially because, as a reader, I felt all the good, the bad and the utterly scary thins going on on Karen’s life and, to me, that’s one of the most imperative components in a book. Plus, every single character I found it to be extremely well built and solid. It never mattered how significant their part was in the story, it never mattered how big or small their “physical” presence throughout the book was, all the background, all the crucial information about what motivated them, what made them want to act, want to love, want to protect, is there. This allows the reader to somehow connect with the central people in the story, and to allow himself a chance at being part of the adventure instead of only watching, reading about it.
I particularly liked Karen. She’s an enormously curious and active figure, with a strong personality and a huge amount of bad luck, especially in the first half of the book. Since everything happens to her all the time, the way she responds to problems and to all the new stuff occurring in her life ends up being one of the most interesting aspects of this book. She’s that edgy, exceptional kind of character that in a crazy way captivates the readers attention and even when the book is over, when there’s no more pages left, she’s still pretty much in readers’ thoughts. Renschman was a huge contributor to that unique alliance between reader and heroine. He’s such a damaged man, who helplessly watches everything getting out of his control, that becoming the “evil” character, the villain, was precisely what we could do best. And what a scary guy he turned out to be! It gave me the creeps more than once.

Another element that completely caught me by surprise was the alternate reality—I was aware of this when I first started the book but I could have never imagined how plausible and appealing Roma Nova would turn out to be in the end. I’m a woman so… this would definitely be the most amazing and exciting place for me to live in; but that aside, this is a country that speaks for itself and that’s unbelievably beautiful for the way it keeps its inheritance alive. I couldn’t help myself to fall deeply in love with it—and not because Nonna and Conrad are locals!
Intriguing, imaginative and with a sturdy political side to it—that completely fascinated me—this is the perfect book to anyone who is looking for something different and unusual. I can’t wait for the sequel!


About the author:
A 'Roman nut' since age 11, the mosaics in Ampurias (Spain) triggered her wondering what a Roman society would be like if run by women. That idea bubbled away in her head for years.
Playing around with words much of her life - playwright (aged 7), article writer, local magazine editor and professional translator - she came to novel writing in reaction to a particularly dire film:
'I could do better that that,' she whispered in the darkened cinema.
'So why don't you?' replied her other half.
Three months later, she had completed the first draft of INCEPTIO.
After a West Kent childhood and uni in Leeds, Alison worked as a civil servant in the City of London, dealt in coins and antique jewellery, head-hunted chief executives, served as a Territorial Army officer and owned a translation company. With a BA in French, German and Economics, she went back thirty years and bagged an MA in History. She now lives in France with her husband.
Pursuing her interest in women's history and a nod to her own military service, Alison published a history eBook Military or Civilians? The curious anomaly of the German Women's Auxiliary Services during the Second World War in March 2012.

Find Alison on: Website | Facebook | TwitterGoodreads 

*Giveaway*
a Rafflecopter giveaway

Want to check the rest of the Tour? Then here are the previous and next tour stops!

April 2 Guest Post Of History and Kings 
April 3 Guest Post/ Sneak Peek on Alive on the Shelves
April 4 Interview by Because this Girl Loves Books
April 5 Author Spotlight by Brook Cottage Books
April 6 Interview by Layered Pages
April 7 Guest Post on Layered Pages
April 9 Interview/ Review by Crime Thriller Girl
April 10 Review by Jaffa Reads Too


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Adding to the Pile (5)



Desta vez a «coisa» não esteve nada, nada fácil, mas finalmente lá se resolveu, uffa! Contrariamente ao que estava à espera, agora que o Kobo faz parte da minha vida literária diária, e onde grande parte das minhas leituras são realizadas por lá, acabei por adquirir praticamente o mesmo volume de livros que habitualmente. É verdade que as aquisições estrangeiras diminuíram um pouco, mas o objectivo do Kobo era precisamente esse, permitir-me apreciar um livro, ver se realmente gosto da história, antes de me atirar para a compra do dito cujo em formato físico... e, assim, confesso, a minha carteira vê-se com sangramentos menos abundantes... até porque a Feira do Livro está quase aí à porta, mas uí, é melhor nem pensar nisso! Passemos então às mais recentes belezas cá de casa...


Na Cama dos Reis, Juliette Benzoni
Príncipe Mecânico, Cassandra Clare
Imortal, Gillian Shields
Traição, Gillian Shields


A Marca das Runas, Joanne Harris
Menina de Ouro, Chris Cleave
A Menina Que Circum-navegou o Reino Encantado (Num Barco Que Ela Mesma Fez), Catherynne M. Valente
Ligeiramente Casados, Mary Balogh


Férias em Saint-Tropez, Elizabeth Adler
Um Pequeno Escândalo, Patricia Cabot
Encontras-me no Fim do Mundo, Nicolas Barreau


À Luz da Meia-Noite, Sherrilyn Kenyon
Beijo, Jill Mansell
Refletida, Sylvia Day


Depois, Rosamund Lupton
A Filha do Conspirador, Philippa Gregory
Os Guerreiros do Arco-Íris, Andrea Hirata


WOOL, Hugh Howey Buy The Book Now at The Book Depository, Free Delivery World Wide
Ghost Hand, Ripley Patton*
Inceptio, Alison MortonBuy The Book Now at The Book Depository, Free Delivery World Wide
Stolen Night, Rebecca Maizel Buy The Book Now at The Book Depository, Free Delivery World Wide

Uns estão lidos e podem ver as opiniões algures aqui no blogue, outros estão igualmente lidos mas encontram-se ainda com opinião por publicar, e uns tantos dos restantes estão por ler mas espero, em breve, conseguir colocar todas estas excelentes leituras em ordem!
* A gigantic and very warm thank you to Ripley and to Alison for sending me these wonderful works of theirs. Ghost Hand is going to be one of my next readings and Inceptio is almost finished, with a special feature scheduled to be published here next Monday, April 8th. 

Wrap up:


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Losing It, Cora Carmack [Review]





Author: Cora Carmack
Publisher: Self-Published (2012) / HarperCollins (2013)
Pages: 204
Format: eBook

Description:

Virginity.

Bliss Edwards is about to graduate from college and still has hers. Sick of being the only virgin among her friends, she decides the best way to deal with the problem is to lose it as quickly and simply as possible-- a one-night stand. But her plan turns out to be anything but simple when she freaks out and leaves a gorgeous guy alone and naked in her bed with an excuse that no one with half-a-brain would ever believe. And as if that weren't embarrassing enough, when she arrives for her first class of her last college semester, she recognizes her new theatre professor. She'd left him naked in her bed about 8 hours earlier.


Review:

Many times I feel like I need a good and uncomplicated read to get me out of a harder book I’ve just finished and that ended up affecting me way too much. As incredibly as it might sound, I do have a hard time finding these kind of books as it turns out I never really pay them adequate attention, but fortunately I was lucky enough to have recently read an awesome review about Losing It and after devouring Scarlet by Marissa Meyer I knew, I really, really knew I was in need of something like this. And what an amazing, simple and funny reading this was.

I didn’t exactly knew what to expect since New Adult is still a very new genre to me, but I got curious as soon as I realized that High Schools were no longer the centre piece of the background scenario. Nothing against teens—I was one myself, back in the day—but truth be told, I’ve been missing well-built, consistent characters, and these are definitely features hard to find in younger main voices.
Bliss is, without a doubt, the best asset of this book. She’s the heart and soul of the story and her own personality is such a treat that I couldn’t help myself to burst into uncontrollable laughs every time her virginity insecurities were “the issue” for her to be incapable of moving on to the next stage of both her life and extremely-difficult-to-define relationship with Garrick. Garrick, himself, has to be the most devilish male character I’ve ever read. He’s utterly intense, he doesn’t give up or seems to be able to get control over his actions whenever Bliss is looking unbelievably sexy—what, for him, is almost all the time—and he has an accent. An accent, you guys! C’mon, who can actually resist to one of the sexiest accents—it’s the British one, in case you’re still wondering about it—in the entire world? I can’t, and Bliss can’t either!

I really enjoyed the whole atmosphere of Losing It—the constant instability of wanting to act for a living, the craziness that naturally runs in “artistic ones” veins, the awkwardness of being a 22 year-old virgin, the troubles of having a lunatic as a best friend and, of course, all the doubts and scares that come along with the absolute pure love you feel when you’re falling for your teacher. So, as you may see, this is not just an easy and effortless book. There are a lot of pertinent and current themes portrayed in this story and whenever you can feel that close to reality, that sometimes discomfort sensation due to believing that any of this could easily happen to you, that’s when you’re truly dealing with a well written and solid book. Ultimately, and within the Contemporary genre, that’s my favourite part of the whole reading experience.

I could hardly be more satisfied with this book. Cora was an absolute delight as a debut author and her story has such an incredible humour to it that this could easily be one of the most charmed readings you’ve ever acknowledged. I can’t truly wait for the second book in this series (?) as I am eager to come back to these wonderful characters lives one more time. Awesome book, for sure! 


Quote:
«Four. That's the number of people who saw me hiding around the corner from my own apartment in just a skirt and a bra. Eleven. That's the number of ant bites I got on my shoeless feet. Twenty-seven. That's the number of times I was tempted to do myself physical harm because I am an IDIOT. One. That's the number of times I tried not to cry, but failed.»


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pedacinho picks... 5 Sentidos


Eu sei, eu sei. Por vezes queixo-me de, na minha simples opinião, o romance sensual/erótico ser um género que, actualmente, se encontra explorado ao máximo, muitas vezes até ao exagero, mas depois deparo-me com capas destas e não consigo resistir. Não foi uma escolha fácil, aliás, foi a curiosidade quem, em última instância, prevaleceu, e, por isso, apresento-vos a escolha da Pedacinho, para o mês de Abril, com carimbo 5 Sentidos, Porto Editora.

80 Dias - A Cor do Desejo
Vina Jackson

Sinopse: 
Summer Zahova é uma violinista ardente e impetuosa, que vive uma relação frustrante com um homem que não a compreende. É na música que encontra a sua libertação. Ela passa as tardes nas estações de metro de Londres a tocar violino, perdida nas partituras de Vivaldi e Mendelsshon. Um dia o seu violino sofre um acidente irreparável e Summer recebe uma proposta inesperada de Dominik, professor universitário, um homem atormentado por desejos inconfessáveis que ficou fascinado por Summer quando a ouviu tocar. Dominik oferecer-lhe-á um novo violino na condição de ela tocar para ele em privado. 
Incapaz de reprimir a forte atracção que sentem, Dominik e Summer embarcam numa aventura intensa e ousada. Para Summer é a oportunidade de se encontrar com o seu lado mais sombrio, no entanto, cedo se apercebe de que o prazer tem um preço elevado. Mas poderá uma relação nascida de uma tal paixão sobreviver?

Sobre a autora:
Vina Jackson é o pseudónimo de dois reconhecidos escritores que escrevem juntos pela primeira vez. Um é um escritor de sucesso, o outro, escritor com obra publicada, é um profissionar da City.


2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.